Pular para o conteúdo principal

vivendo num país sedento:

no diálogo do romero jucá com o sérgio machado, há citações a aécio, serra e gilmar mendes... na entrevista dada por sônia braga para divulgar o filme aquarius, ela (que mora nos u.s.a.'s) fala de "orgulho/vergonha" de ser brasileira. em entrevista recente, dilma escancara: a grande mídia brasileira lhe quer fora do poder.

receberemos uma olimpíada, algo antes inimaginável para a minha geração! vivemos um golpe, algo igualmente impensável há alguns anos (não?!). nosso potencial como nação não deveria ser questionado, penso. curioso que a maioria de nós tenha esquecido (esqueceu?!) que até 2012 vivíamos um período em que era possível sentir orgulho da virada brasileira... (sim, eu ainda tenho orgulho)

obviamente que existem fatores externos que contribuíram para atual crise. não se nega também os equívocos do governo dilma, ok?! o que espanta, no entanto, é ver como as pessoas se fiam por uma imprensa vendida, que tem vergonha do nosso país/povo (somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter) e defende os interesses de uma minoria nociva (temers, marinhos, neves, alckmins...). 

talvez eu seja romântico, e é possível que não dê em nada o vazamento de hoje, mas deveria fazer explodir uma revolta popular (nem que fosse dentro de nós).



Comentários

Nira Pomar disse…
Dentro de nós já explodiu... mas e os outros???

Postagens mais visitadas deste blog

conta comigo:

lá ia eu, noite adentro naquele ônibus sob um céu sem estrelas, ao lado de uma desconhecida e seu ronco. em mim, a tentativa de juntar nomes, fatos, datas e canções em meu quebra-cabeça particular. ia com uma espécie de aperto gelado entre a barriga e o peito. difícil descrever minha angústia sem usar algum clichê... meu domingo ia tranquilo quando recebi a notícia que me arrasaria. 

em minhas memórias eu era outro, diferente do que sou: era um menino de 13 anos. no agora sou um homem de quase 40 que anda triste com o que o rodeia. vivo em um país à beira do colapso com cidadãos furiosos, engendrados em uma teia de ódio & oportunismos & meias verdades. mas quem era eu dentro daquele ônibus? o menino de 1990/91 ou o homem de agora? tenho duas filhas, faço canções doídas e as canto para poucos. dentro de mim, em minha poltrona, através da janela, eu era a soma do que fui, do que sou e do meu entorno nos dois períodos. 
em uma outra noite fria, isso há 25 anos, assisti pela primeir…

o brasil, a cidade, o samba e essas mulheres:

florianópolis, fins de agosto de 2016: pesquisa aponta angela amin como primeira na "corrida para a prefeitura", seguida de perto por gean loreiro. dois vassalos dos de sempre. ambos em partidos golpistas de agora e antes (sim, o pmdb é, ao contrário do que costuma pintar, fruto do faz de conta que chamava de revolução um golpe, a tática foi e é negar o inegável). aqui não é diferente de outras capitais e interiores do brasil brasileiro, in-fe-liz-men-te. fins de agosto e há gente na rua contra o governo interino-golpista, mas há mais ainda, como sempre. há muita gente por aí tentando ganhar algum, pois a crise é brava e não dá arrego. semana passada vi alguns destes perdendo seus produtos, cercados pela polícia e fiscalização. havia uma senhora chorando e pedindo para que não lhe tirassem o "ganha pão". ela, como vários outros dos que se viam cercados, era imigrante. essa é a nossa cidade hoje. esse é o nosso país. 
noite de domingo, rancho do neco cheio. lugar sim…

laura lópez castro:

tudo que quero é uma semana plácida. assim, como o som da cantora (espanhola-germênica) laura lópez castro (que conheci através do trapésio sem rede de ana roman). nada de debate político aqui. não vou alfinetar serra e seus comparsas (que se dizem do bem, mas são na verdade do dem). não vou defender a candidata dilma rousseff, pois ela já recebeu muitas defesas e apoios - todos mais importantes que o meu (este, de pedro alexandre sanches, é um dos mais bonitos, acho...). de todo modo, faço questão de deixar bem claro que, contra um projeto de país que passa longe do que acho justo e interessante para o brasil, voto 13 no domingo 31.
mas, como disse, no início, quero uma semana plácida para mim. e lhe desejo o mesmo, caro leitor(a). por essas e outras selecionei pra este post alguns vídeos do duo laura lópez castro e don philippe - residentes em berlim (optativoé o título do mais novo álbum da dupla). dá para notar, e não apenas por causa da versão de acabou chorare dos novos baianos,…